Dez principais manchetes errôneas de jornais

Como humanos, estamos todos sujeitos a cometer erros. Desde que existimos, certamente erramos em algum lugar ao longo do tempo. No entanto, quando se trata de mídia, esperamos o melhor dos melhores. Isso significa artigos bem escritos, erros de digitação mínimos, mas o mais importante, queremos saber se as informações que estamos recebendo são realmente verdadeiras. Quem quer perder tempo lendo um artigo falso? Eu sei que não.

Aqueles que estão envolvidos na edição de jornais, especialmente jornalistas e revisores, poder publicar fatos para o público deve ser o mais importante. Nenhum jornal deseja imprimir algo totalmente falso. No entanto, como disse antes, todos estamos sujeitos a falhas e erros. Embora possam ser mais do que simples erros, aqui estão as dez principais manchetes de jornais erradas.

10. “Passageiros Movidos com Segurança e Titanic a Vapor Levado em Reboque”

reboque titânico

De acordo com esta manchete, todo o filme Titanic é uma mentira completa. Quem teria pensado nisso? A manchete foi publicada em 15 de abril de 1912 no Christian Science Monitor, que é um jornal publicado em Massachusetts. Esta manchete relata que todos os que estavam no Titanic foram resgatados, e até mesmo o próprio barco ainda estava flutuando ao longo do oceano, não embaixo dele. Eu acho que isso abre caminho para mais teóricos da conspiração. De qualquer forma, o Titanic afundou e cerca de 1.500 pessoas morreram.

9. Tom Cruise, Papa João Paulo II, George HW Bush, etc. morto.

Os obituários falsos que surgiram ao longo dos anos definitivamente fazem parte da lista. De celebridades a estrelas do esporte e altos funcionários da igreja, relatos de uma falsa morte têm sido feitos em todo o mundo. Muitas vezes, esses obituários são impressos em jornais sem verificação de precisão. Foi dito que George HW Bush morreu depois de visitar o primeiro-ministro do Japão, vomitando, desmaiando e morrendo.

8. “Membros do ABBA mortos em acidente de avião”

ABBA

Embora não seja uma manchete nos Estados Unidos, a imprensa alemã em 1976 decidiu espalhar um boato e dizer que todos os membros do ABBA, exceto Anni-Frid, morreram em um acidente de avião. Dizia-se que Anni-Frid, embora viva, estava gravemente desfigurada. No entanto, isso provou não ser verdade. A banda até foi ao vivo na TV alemã para provar aos fãs que eles estavam vivos.

7. “Hughes varre o país como o vencedor da eleição”

Esta manchete foi postada em muitos jornais diferentes, incluindo o New York Herald, o Chicago Herald e o The New York Times. Foi publicado em 7 de novembro de 1916, afirmando que Charles Evan Hughes foi o vencedor da eleição presidencial de 1916. Isso significaria que ele teria vencido Woodrow Wilson. Todos nós sabemos que isso não é verdade!

6. “’Vivo!’ Os mineiros vencem as probabilidades ”

Esta é provavelmente uma das manchetes errôneas mais recentes publicadas. A manchete se refere a um incidente em janeiro de 2006, onde 13 mineiros de carvão foram presos. No entanto, apenas um dos mineiros conseguiu sair vivo. Doze dos treze mineiros morreram na mina de carvão. Ficou conhecido como o desastre da Mina de Sago. A manchete foi publicada no USA Today e também no Pittsburgh Post-Gazette. Embora esses não tenham sido os únicos jornais a imprimir a manchete, provavelmente foram os primeiros.

5. “JFK Raps Fault-Finders in Nation”

port_jfk

Esta manchete foi notícia em 22 de novembro de 1963, depois que JFK fez seu discurso em Dallas contra os oponentes que “confundem retórica com realidade”. Embora o artigo tenha se baseado no que JFK expressou em seu discurso, o título estava errado. Alguns jornais chegaram a afirmar que antes mesmo de fazer o discurso, ele foi assassinado.

4. “A Ford supostamente aceita o segundo lugar no bilhete do GOP”

Esta manchete foi postada pelo The Washington Post e muitos outros jornais. Foi noticiado que o ex-presidente e também o ex-vice-presidente Gerald Ford aceitaram uma oferta para ser companheiro de chapa de Ronald Reagan. O artigo também dizia que, quando Ford recusou, George HW Bush decidiu ser companheiro de chapa de Reagan. Ambos são falsos. Bush pai era na verdade o principal oponente de Reagan.

3. “Escolha de Kerry: Dem escolhe Gephardt como candidato a VP”

nypost_goof

Este é outro título incorreto semi-recente. Publicado em 6 de julho de 2004 pelo New York Post, os leitores foram informados de que o candidato presidencial dos Estados Unidos, John Kerry, havia escolhido Dick Gephardt como seu companheiro de chapa. Esta informação estava de fato incorreta. Kerry não escolheu Gephardt, em vez disso, ele escolheu John Edwards para correr com ele.

2. “Voo do congressista supostamente forçado à Ilha Soviética”

Impresso em um relatório da UPI de Seul em 1 de setembro de 1983, foi dito que um jato da Korean Air Lines que voava de Nova York a Seul com 269 pessoas a bordo, incluindo um congressista dos EUA, foi forçado a pousar em Sakhalin. Sakhalin é uma ilha soviética ao norte do Japão. A manchete faz com que os leitores acreditem que, embora o avião tenha feito uma aterrissagem forçada, todos sobreviveram. No entanto, o avião foi abatido e todos a bordo morreram.

1. “Dewey derrota Truman”

Dewey-Derrotas-Truman

Se você não ouviu ou leu sobre este título errado, volte para a aula de História dos EUA! Este é possivelmente o título falso mais famoso que já foi publicado. Foi impresso no Chicago Tribune em 3 de novembro de 1948. A manchete ficou conhecida porque o presidente Truman deveria perder para o oponente republicano Thomas E. Dewey. Essa manchete falsa definitivamente tornou os jornalistas muito mais cautelosos para serem os primeiros a publicar certas informações, especialmente se não foram verificadas para serem absolutamente precisas.

Escrito por Ashley

Outros artigos de que você pode gostar

Gostei? Reserve um segundo para apoiar o apkrapido.comno Patreon!

Top 10 Writers Who Disowned Their Own Work

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *